Projeto Educativo
De 2019 a 2022
Introdução
O Projeto Educativo é o documento de planificação estratégica da ação educativa da escola, a longo prazo, e constitui uma fratura em relação à ideia de constrição ideológica e de formatação e uniformização nacional do ensino. O projeto educativo deve elucidar, portanto, sobre qual a referência de sentido que uma escola, em específico, apresenta para a organização da sua ação educativa, deve expor, com clareza, a sua conceção singular de educação, deve indicar as suas metas, os seus objetivos e os seus campos de atuação, e deve exprimir a identidade da escola e os seus valores.
A uma escola privada, como a Escola Nova Apostólica, acresce a petição de, no contexto da miríade de conceções éticas, morais, sociais e existenciais que existem na sociedade plural e democrática portuguesa, expressar, com clareza, a sua orientação pedagógica, uma vez que se encontra numa situação privilegiada de rutura com a hipótese de neutralidade da ação escolar, com o perigo da escola tecnocrática, sem finalidade própria e sem modelos de referência, concebidos em autonomia, no que diz respeito aos valores, ao carácter e à representação da vida e do Homem.
Este documento deverá enquadrar e orientar a gestão da escola, a elaboração do Projeto Curricular da Escola e a tomada de decisões dos vários agentes educativos do colégio, assegurando a coerência e a unidade da ação educativa, dando-lhes um sentido global.
O Projeto Educativo da Escola Nova Apostólica revelará que a sua missão educativa é ancorada nos valores cristãos, na vontade de proteger o coração da criança e na meta de desenvolver plenamente a pessoa humana e as suas competências. Este documento deverá fixar o objetivo geral da promoção do pensamento autónomo e crítico, do pensamento ético e da autoconsciência, isto é, do diagnóstico das condicionantes da ação humana e da necessidade de conservação da boa-vontade perante todas as adversidades.
Princípios do Projeto Educativo
A conceção do currículo e do nosso modelo educativo
A escola, a cultura, a religião e a família são as entidades mediadoras entre a criança e a humanidade.
Tendo isso em mente, a escola deverá promover o interesse dos alunos pela cultura, deverá desenvolver a capacidade de interpretação e de análise, deverá oferecer a hipótese de formação religiosa e deverá ter o intuito maior de formar não apenas academicamente, mas, também, eticamente. A escola deverá promover, também, a cooperação entre os educadores e a família, através do diálogo regular com os professores e com a direção, através de notificações pontuais, por correio eletrónico, das atividades previstas e através da fixação de um horário de atendimento aos pais, por parte de todos os professores.
Desta forma, a Escola Nova Apostólica elaborou um programa de ensino no qual as disciplinas de enriquecimento curricular são obrigatórias e têm início no primeiro ano do primeiro ciclo, à exceção da disciplina de Inglês e de Educação Musical, que têm inicio nas turmas dos três anos de idade, da creche. Como parte do currículo obrigatório do primeiro ciclo, na Escola Nova Apostólica, os alunos terão, além das disciplinas normativas, a saber, as disciplinas de Português, de Matemática e de Mundo Atual, as disciplinas de Filosofia, de Expressões Artísticas, de Informática, de Inglês, de Expressões Físico-Motoras e de Educação Musical. Estas disciplinas de enriquecimento curricular têm um peso determinante no currículo e são agentes primordiais da interdisciplinariedade, da ideia de rigor e da ligação dos valores e dos temas programáticos à vida. Os alunos do colégio terão, como parte de um currículo opcional de atividades extra-curriculares, as disciplinas de Religião e Moral, de Teatro, de Alemão, de Ballet, de Violino, de Coro, de Karaté, de Ténis, de Natação, de Jumpingclay, de Inventors e de Happy Code.
Ao programa acrescenta-se, ainda, os clubes de Literatura, de Matemática, de Artes e de Ciências. Estas oficinas também fazem parte do currículo obrigatório e serão o espaço de eleição de novas estratégias pedagógicas centradas na interatividade, no estímulo à criatividade, à experimentação e ao labor.
Este programa de ensino, com a incorporação das disciplinas de enriquecimento curricular, compreende a necessidade de desenvolver a autoestima dos alunos, o seu empenho escolar, a sua criatividade, o seu interesse pela arte e, sobretudo, as competências fundamentais da pessoa humana, a saber, a sua capacidade de expressão, de análise, de interpretação, de conceptualização, de problematização e os seus processos metacognitivos, uma vez que, de acordo com a tradição da filosofia alemã, o homem educado é aquele que se encontra capaz de refletir criticamente, até, sobre a sua própria educação.
Este programa curricular compreende, antes de mais, que, de modo que a experiência de vida da criança produza significados, é preciso que esta tenha desenvolvido as capacidades de avaliar, comparar, definir, sintetizar e enquadrar tematicamente as suas vivências. É importante, de modo que o aluno seja capaz de processar as suas experiências, que ele tenha consciência de si, das suas emoções, das suas paixões, dos seus instintos, do seu contexto e do outro, de modo a não perder de vista a boa-vontade, o amor, a solidariedade, a honestidade intelectual e a força de carácter.
O intuito é o de libertar o aluno do pensamento acrítico, mecânico e inconsequente, em que o aluno ouve e escreve, sem produzir dúvidas, sem produzir uma reflexão própria, em que não há desafio, nem estímulo para a criação de novas intuições e ideias e de promover o questionamento e a necessidade fundamentação. O programa das disciplinas de enriquecimento curricular abordará os temas relacionados com os valores, a verdade, a justiça, a liberdade e o bem, a saber, os temas fundamentais ao desenvolvimento da dimensão humana e à criação de uma identidade própria e de uma tábua de valores sustentada, que permitirá aos educandos tomar decisões pessoais coerentes, em todas as situações, e afastá-los da ideologia de estímulos imediatistas e inconsequentes que predomina na sociedade contemporânea.
O intuito deste programa é, também, o de apostar em professores reflexivos, com abordagens e metas personalizadas, adaptadas aos alunos, uma vez que é o aluno que deve estar no centro do processo de aprendizagem e não o professor.
As disciplinas de enriquecimento curricular e as quatro oficinas complementares, a saber, o clube de literatura, de matemática, de artes e de ciência, têm um proveito claro no que diz respeito à autoestima, à motivação do aluno, à capacidade de expressão, aos processos intuitivos, à ideia de disciplina, de rigor e de método, à capacidade de concentração, ao trabalho em equipa, à autoavaliação, ao espírito crítico, ao gosto estético, à capacidade de abstração e à descoberta da individualidade própria.
A conceção do ambiente escolar e da relação pedagógica com os alunos
Acreditamos que o caminho para a virtude depende da presença da boa-vontade no espírito da criança e acreditamos que a boa-vontade existe apenas quando a criança se sente amada, cuidada e valorizada como ser único e irrepetível e quando tem fé nos outros e no futuro. Acreditamos, ainda, que a educação apenas pode ocorrer, no contexto da relação entre pedagogo e aprendiz, quando a criança reconhece um modelo a apreender e a apropriar, isto é, quando reconhece, no educador, um referente para si, em termos de atitudes e de valores.
Acreditamos, também, que uma reprimenda só tem um efeito pedagógico se houver amor, uma vez que, sem empatia e sem a crença fundamental de que o professor tem em mente o bem do aluno, um castigo seria entendido meramente como um ato de violência. Apenas com a crença de que tudo o que o professor faz seja com o bem do aluno em vista é que se pode evitar o ressentimento do aluno perante o castigo e se ser bem-sucedido no processo de condução à redenção e à mudança de comportamentos.
Deste modo, a preocupação maior da Escola Nova Apostólica, além de estabelecer um ambiente familiar, foi a de escolher, com rigor, o quadro de profissionais a assumir a função de pedagogos, compreendendo que a profissão requer vocação, sentido de missão, um temperamento especial de alma e determinações especiais de carácter. Os profissionais contratados são experientes e são capazes de afeto, de preocupação, de seguir a formação pessoal dos alunos de perto, dentro e fora da sala de aula, e de ser uma referência moral.
De acordo com a tradição instituída pela Escola Nova Apostólica, todas as manhãs começam com a oração do dia, que serve como um momento de reflexão significativo, no qual participam os pais, a diretora, os professores, os alunos e os funcionários. Na oração, os alunos relatam as novidades relativas às atividades escolares desenvolvidas, apresentam uma canção, uma peça de teatro, um poema ou uma mensagem, canta-se os parabéns aos aniversariantes, ora-se por um bom dia de trabalho escolar, pela saúde dos doentes, pela paz, pela amizade e pelo respeito, e agradece-se o amor de Deus, a vida e o amor dos que nos são próximos. Após a oração, parte-se para as aulas com a consciência da seriedade que tem o trabalho escolar e a conduta pessoal, e com a ideia sublinhada de unidade entre todos os alunos da escola e entre todos os agentes da comunidade educativa.
Com este intuito de unidade, de comunidade, de trabalho em conjunto, mas, também, pela a noção de humildade, de respeito pelo outro e de que a dimensão humana que verdadeiramente importa é a interior e não a exterior, concebeu-se que os alunos devessem vestir-se obrigatoriamente com a farda da escola.
Outro fator de unidade, de sentimento de pertença, de amizade, de responsabilização pessoal e de promoção da importância da conduta individual, que se instituiu na escola, é o sistema de padrinhos para os meninos do primeiro ano. A integração dos novos alunos deverá ser acompanhada pelos meninos do segundo ano.
A conceção da nossa missão e da nossa matriz identitária
A finalidade do nosso modelo de ensino, pela sua estrutura e qualidade, é o de promover o autoaperfeiçoamento, e, sobretudo, o carácter, a humildade, a autenticidade, os hábitos de trabalho e os valores cristãos. Esta pretende ser tanto uma escola de excelência, como de afetos, vocacionada para a formação da pessoa, da interioridade, do pensamento fundamentado, do zelo e da boa-vontade. Queremos cuidar do coração das crianças, protegê-lo do rancor, do ressentimento e da maldade, e formar pessoas com gosto pela cultura, com sensibilidade, com preocupações sociais, capazes de analisar o mundo e de determinar a sua identidade, o seu rumo e as suas opiniões de forma autónoma, consciente, corajosa e resiliente.
Ideário
Identificamo-nos com os valores fundamentais do Cristianismo, com a noção de dever, de bem comum, de cuidado, de preocupação, de respeito pela dignidade do outro, de tolerância para com as diferenças de gosto, de tradições, de fisionomia e de opiniões, de abnegação, de submissão ao bem e à justiça, do predomínio dos valores espirituais sobre os materiais, de autenticidade, de perdão, de gratidão (mesmo na adversidade) e, sobretudo, de amor e de afeto.
Importa muito referir que este colégio, inspirado no Evangelho e no Ministério do Apostolado, é, naturalmente, aberto a todas as convicções políticas e a todos credos religiosos.
Queremos promover a confiança nos outros, queremos que as crianças compreendam que todas as pessoas são, na sua essência, boas e capazes de afeto. Queremos promover a amizade na relação entre todas as pessoas e queremos desenvolver hábitos de solidariedade.
A escola ajuda famílias em situações de carência financeira, oferecendo, todos os anos, bolsas de estudo e recebe alunos de instituições de solidariedade social, tais como a Casa das Encostas e a Casa da Criança. Os alunos devem ajudar à integração plena dos colegas acolhidos e devem, em geral, ver as suas dificuldades não como um inconveniente ou, muito menos, um motivo de escárnio ou desprezo, mas, sim, como uma oportunidade de exercer a generosidade e a paciência, num gesto enquadrado pelo esforço de sermos melhores interiormente e de sermos uma força positiva no mundo e na vida dos outros.
Opções estratégicas
A escola investirá na supervisão, por parte da Direção Pedagógica, e num grupo de avaliação interna, que deverá rever, continuamente, a planificação relativa aos objetivos, aos conteúdos e às competências visadas para cada módulo do programa, assim como deverá ajuizar a coerência entre o Projeto Educativo, o Projeto Curricular e o Plano Anual de Atividades.
Serão criadas equipas educativas para cada ano de escolaridade do primeiro ciclo. Tal significa que os professores que estejam a lecionar o mesmo ano de escolaridade trabalharão em conjunto, de modo que os testes sejam unificados e a que os seus resultados permitam uma análise eficaz dos progressos dos alunos e da adequação dos recursos utilizados.
No espaço da escola encontra-se, sempre, uma psicóloga, que ajudará a processar conflitos sérios e a diagnosticar a possibilidade da necessidade de um acompanhamento mais continuado.
A escola facultará o serviço de uma terapeuta da fala aos alunos que exibirem perturbações na comunicação, na compreensão e na expressão da linguagem oral e escrita.
Caracterização do meio envolvente
A Escola Nova Apostólica situa-se em Sassoeiros, na freguesia alargada de Carcavelos e da Parede, numa zona urbana, essencialmente residencial, caracterizada pela existência de equipamentos públicos, de comércio e de serviços com qualidade e com boas condições de mobilidade.
Os terrenos da escola estão situados no concelho de Cascais, na fronteira com o concelho de Oeiras, junto à Escola Secundária de Carcavelos e perto da Escola Secundária Quinta do Marquês. Perto da escola, mas no concelho de Oeiras, situa-se, também, o Campus de Oeiras, que alberga o IGC, Instituto Gulbenkian de Ciência, dedicado à investigação biológica e biomédica e à formação pós-graduada, o ITQB, Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, da Universidade Nova de Lisboa, dedicado à investigação científica e tecnológica e à formação de investigadores, e o IBET, Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica, dedicado à investigação nas áreas da biotecnologia e das ciências da vida.
Na zona, alvo de uma grande valorização nos últimos anos, em parte, devido à mudança da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa para a freguesia de Carcavelos e da Parede, localizam-se, também, filiais de grandes grupos económicos multinacionais e sedes de algumas das mais importantes empresas portuguesas. Alguns parques empresariais, tais como o Taguspark (parque de ciência e tecnologia, com instituições de ensino superior), a Quinta da Fonte e o Lagoas Parque, encontram-se relativamente perto da escola.
Tem-se registado um aumento significativo do esforço pela melhoria da qualidade de vida dos habitantes, através dos projetos para a construção de pavilhões desportivos, da criação de novos espaços de lazer e de cultura, como, por exemplo, a SMUP, na freguesia de Carcavelos e da Parede, que foi alvo de um processo de requalificação e que se transformou num espaço de formação artística e de programação cultural na área do teatro, da música, da dança e da performance.
A população que a escola serve vive muito ligada a Lisboa, para onde se desloca diariamente. A população discente é constituída tanto por alunos residentes na zona circundante à escola, como por alunos residentes fora da freguesia, que são transportados pelo autocarro da escola ou pelos pais. A maioria dos agregados familiares tem muito boas condições financeiras, no entanto, a escola tem protocolos com algumas instituições de solidariedade social, tais como a Casa das Encostas e a Casa da Criança, das quais recebe crianças gratuitamente e ajuda algumas famílias carenciadas, com bolsas de estudo.
Entidade Titular
A Escola Nova Apostólica pertence à Neuapostolische Kirche. Foi inaugurada a 28 de Setembro de 1984, em Carcavelos, na Quinta S. Miguel das Encostas, situada a 8 km de Cascais e a 18 km de Lisboa.
Instalações e equipamentos
A dimensão das instalações da escola permite uma ambiência familiar, assim como uma maior proximidade entre os alunos, os professores e os órgãos de gestão e de direção, além de ser uma das causas do elevado nível de segurança e de disciplina.
A entrada na escola faz-se por dois grandes portões. A dimensão dos espaços reservados à brincadeira é ampla, possuindo, inclusivamente, um pequeno campo de futebol, com relvado sintético, rodeado por grades de segurança. Os três edifícios brancos da escola, com caixilhos pintados de verde, têm um aspeto muito acolhedor e foram alvo de obras extensas, recentemente. No recinto, encontra-se, ainda, a Igreja Nova Apostólica, que provê a escola, também, com um auditório e com um pavilhão.
A escola abre às 7h30, apesar de as aulas apenas terem início às 8h45m, no 1º ciclo, e às 9h30m, na Infantil. Até ao início das aulas, todas as crianças deverão ter entrado na escola, devidamente fardadas, quer sejam trazidas pelos pais ou pelo autocarro escolar.
Oferta educativa e recursos humanos
A escola tem quatro departamentos, a saber, a creche, a pré-escolar, o primeiro ciclo e o centro de estudos do ATL.
Existem sete turmas na creche, duas turmas na pré-escolar e sete turmas no primeiro ciclo. O total de alunos destes departamentos é, à data, duzentos e quarenta e seis alunos. O departamento de ATL recebe, à data, noventa e quatro alunos, do quinto ao nono ano de escolaridade.
A escola conta com um total de cinquenta e quatro trabalhadores. Tem sete educadores, sete professores do primeiro-ciclo, seis professores de atividades de enriquecimento curricular, nove professores de atividades extracurriculares, três professores de atividades de tempos livres e vinte e dois funcionários e administrativos.
O corpo docente é fixo e está em funções há muitos anos, na escola, o que é um fator de confiança e de preservação da identidade, dos valores e da qualidade da escola, ao longo do tempo.
Atividades de solidariedade
Como já foi referido, a escola ajuda algumas famílias carenciadas, com bolsas de estudo, e tem protocolos com algumas instituições de solidariedade social, tais como a Casa das Encostas e a Casa da Criança. A escola recebe, gratuitamente, meninos dessas instituições e os colegas habituam-se a lidar com a realidade das crianças acolhidas, a dar-lhes apoio afetivo e a ajudar à sua integração.
Além do referido, a escola elabora, todos os anos, atividades de preocupação social. Em 2018, por exemplo, foi noticiado, no telejornal da RTP 1 e na Antena 1, que as crianças da Escola Nova Apostólica compraram presentes da Páscoa para oferecer aos meninos de Midões, uma das áreas afetadas pelos incêndios do verão, e que se deslocaram ao concelho de Tábua, numa visita de estudo, para oferecer os presentes pessoalmente às crianças da região, para participar em atividades desportivas e sociais com elas, e para plantar árvores, assinalando, também, o Dia Mundial da Árvore, de modo a contribuir para a reflorestação.
De acordo com a tradição da escola, os meninos da Escola Nova Apostólica compram presentes de Natal, todos os anos, para oferecer aos meninos carenciados. A escola realiza, também, campanhas para a Casa das Encostas e para outras instituições.
Atividades culturais
Todos os dias, na oração que precede o início dos trabalhos escolares, os alunos apresentam uma canção, uma coreografia, uma pequena peça de teatro ou um poema sobre um determinado tema, pelo que a dimensão cultural e artística é entendida como uma dimensão própria do ser humano, que tem valor em si mesmo, autónomo, único e insubstituível, que nos acompanha no dia-a-dia.
Este evento diário da oração, que é uma determinação fundamental da identidade da escola, permite desenvolver, através deste dispositivo descrito, a reflexão sobre os valores primordiais defendidos, uma vez que, quer as apresentações sejam a propósito de conteúdos trabalhados em sala de aula, quer sejam a propósito da celebração de datas significativas, como, por exemplo, o Dia Mundial Contra o Bullying ou do Dia dos Pais, os alunos são levados a exprimir algo relacionado com um tema e a escutar uma oração orientada para ele.
A escola celebra eventos da cultura portuguesa e da tradição cristã, tais como o dia de São Martinho, agendando a presença de um vendedor de castanhas no recinto escolar e realizando atividades de convívio entre todos os alunos, professores, educadores e auxiliares, em torno de uma fogueira, no pátio da escola; como o Carnaval, realizando um baile de máscaras; e como o Natal, organizando uma grande festa de final do primeiro período, com peças de teatro realizadas pelos alunos das várias turmas, com canções interpretadas pelos meninos inscritos no coro, com uma coreografia de dança, por parte dos meninos inscritos no ballet, e com um pequeno concerto, por parte dos meninos inscritos à disciplina de violino.
A escola realiza várias visitas de estudo relacionadas com os temas estudados, tais como a visita ao Navio Escola Sagres, ao Palácio da Ajuda, ao Planetário, entre muitos outros exemplos.
A escola realiza, também, todos os anos, uma feira do livro, no seu recinto, de forma a promover o gosto pela leitura.
No Dia Mundial do Teatro, a escola recebe, nas suas instalações, todos os anos, uma peça de teatro infantil.
Em dois eventos abertos aos pais e aos colegas, os meninos da atividade extracurricular de Teatro interpretam duas peças de Teatro, durante o ano letivo.
A escola organiza um evento, no final de cada ano letivo, em que os alunos e os professores expõe à comunidade os trabalhos finais dos clubes de Literatura, de Matemática, de Artes e de Ciências. A escola realiza, também, uma feira de artes com os trabalhos dos alunos da pré-escolar, de modo a valorizar e a expor os seus projetos.
Nos últimos anos, a escola tem a preocupação de realizar atividades várias, com vistaà sensibilização sobre as questões ambientais.
Comunicação
A escola divulgará o Projeto Educativo no site da escola, a saber, http://escolanovaapostolica.pt.
Outras informações pertinentes sobre as atividades realizadas na escola serão divulgadas nas plataformas digitais nas quais a escola figura, com o intuito de viabilizar a máxima transparência e de promover o ideário e o modelo educativo da escola.
Processos de avaliação
O conselho escolar deverá produzir um relatório anual, com o intuito de fornecer informações sobre a concretização do Projeto Educativo.
No final do período de vigência do presente Projeto Educativo, realizar-se-á uma avaliação sistemática por parte de todos os elementos da comunidade educativa, em modalidade a estabelecer, de modo a avaliar o sucesso das estratégias adotadas e a proceder aos ajustes que forem necessários ao cumprimento eficaz da nossa missão educativa no quadriénio seguinte.