Projeto Educativo
A viagem dos nossos alimentos. Da horta ao nosso prato.
De 2023 a 2025
Introdução
De forma a sensibilizar e consciencializar os alunos para o mote “a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada um de nós”, pretendemos desenvolver no ano letivo 2023/2025 um projeto que evidencie a importância e o contributo que a vida e o trabalho na quinta têm na nossa vida quotidiana, enfatizando a relevância dos animais da quinta e dos produtos hortícolas. Daí advém a necessidade de explicitar os processos industriais a que esses produtos estão sujeitos e as relações comerciais estabelecidas, até que os produtos se encontrem ao nosso dispor, elucidando as diferentes utilidades da matéria-prima no nosso dia a dia.
Para além disso, pretende-se fomentar o espírito crítico das crianças, para que demonstrem atitudes de respeito pela vida e pela Natureza, assim como motivá-las para a participação em diferentes formas de promoção do ambiente.
A abordagem prática permitirá que as crianças aprendam pela interação com o meio (através da manipulação, da observação, da descoberta), proporcionando uma aprendizagem mais significativa.
Por outro lado, esta interação com o meio aponta para a introdução de aspetos relativos a diferentes domínios do conhecimento humano, enriquecendo o currículo dos alunos, através da interdisciplinaridade.
Desta forma, o projeto surge organizado em 4 etapas, cada uma delas da responsabilidade de um ano de escolaridade:
- Animais da quinta – 1º ano
- Horta – 2º ano
- Espaços industriais – 3º ano
- Comércio - 4º ano
Objetivos Gerais do projeto
- Experimentar outras formas de ensino e de aprendizagem;
- Desenvolver a capacidade de observar;
- Promover atitudes de participação e cooperação em atividades de grupo;
- Desenvolver a expressão e a comunicação;
- Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
- Desenvolver a imaginação;
- Incentivar a responsabilidade e a preocupação com a natureza e os problemas sociais;
- Desenvolver o tema através de histórias infantis, desenvolvendo a linguagem e o gosto pelas histórias infantis;
- Desenvolver o tema através da expressão plástica;
- Aguçar a curiosidade, o sentido de responsabilidade e a socialização através de visitas de estudo.
- Enriquecer o vocabulário;
- Desenvolver capacidades de atenção, observação, análise e registo;
- Estimular o trabalho em grupo e as atitudes de cooperação;
- Participar em atividades interpessoais e de grupo, respeitando normas, regras e critérios de atuação, de convivência e de trabalho em vários contextos;
- Manifestar sentido de responsabilidade, de flexibilidade e de respeito pelo seu trabalho e pelo dos outros;
- Criar um ambiente capaz de envolver toda a comunidade escolar.
Para a concretização do Projeto, contamos com o apoio de
- Encarregados de Educação (familiares) – que possam mostrar as suas quintas ou hortas comunitárias; virem à escola preparar algo para os alunos da turma comerem com produtos da horta
- Junta de freguesia Carcavelos e Parede - apoio a projetos de escola...
- Câmara Municipal – candidatura ao projeto de hortas nas escolas, visitar outras hortas comunitárias...
De forma a complementar o projeto, poderão ser realizadas visitas de estudo a
- Mercado de Carcavelos
- Estação Agronómica (vinhas, horta, animais...)
- Faculdade de Agronomia (Ajuda)
- Quinta Pedagógica – Olivais
- Quinta Pedagógica – Jardim Zoológico
- Quinta do Pisão – Sintra
- Quintinha Pedagógica de Monserrate
- Apicultor
- Comércio tradicional
- Comércio em grandes superfícies
- Kidzania
- Museu do Dinheiro
- Fábrica do Arroz em Coruche
- Fábrica Sumol + Compal em Almeirim
Os animais da quinta – 1º ano
Com este projeto pretende-se elaborar e estabelecer conceitos básicos da preservação da natureza, assim como uma consciência ecológica de respeito pela natureza e pelos animais. Desenvolveremos atividades onde a criança realizará, em contexto de sala e fora, experiências próprias, possibilitando-lhe ampliar o seu conhecimento e mostrar a importância e os benefícios que os animais possuem nas nossas vidas. Deste modo, ser-lhe-á facultada uma diversidade de atividades para que ela estabeleça algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se encontram, valorizando a sua importância no seu quotidiano e para a qualidade de vida humana. Estas atividades contribuirão para um melhor conhecimento sobre a biodiversidade animal. Assim, pretendemos trabalhar o projeto com algumas unidades temáticas, como: as classes dos animais, as suas características e as matérias-primas que nos fornecem. A nossa intenção será a de despertar na criança o gosto pela descoberta dando a possibilidade a cada um de alargar o seu conhecimento e interesse sobre o mundo animal e as suas características.
Muitas são as aprendizagens que poderão decorrer deste tema, que traz consigo os seguintes objetivos:
- Reconhecer e identificar os animais;
- Reconhecer os sons, a alimentação, o habitat e as características de cada um;
- Conhecer o meio animal e as suas características como ser vivo;
- Compreender a relação entre os animais e o seu meio ecológico;
- Desenvolver a capacidade de identificar e produzir sons de animais em função das suas características.
- Identificar e valorizar a sua utilidade para o homem (alimentação, vestuário, proteção, trabalho);
- Identificar as etapas do ciclo vital dos animais;
- Estabelecer algumas relações entre as características do meio físico e os animais que nele vivem.
As salas de 1º ano terão cada uma a sua mascote (animal da quinta), que a cada fim de semana irá para casa de um aluno e no qual resultará um registo no diário que acompanha o animal.
Na disciplina de Português
- Escrever palavras e frases sobre os animais da Quinta.
- Fazer divisão silábica com os animais da Quinta
- Representar uma peça de teatro sobre animais:
- Construir um final para uma história iniciada pelas professoras, cujas personagens sejam animais da quinta
- …
Na disciplina de Matemática
- Fazer contagens
- Comparar conjuntos
- Comparar o tamanho, peso e nº de patas dos animais da quinta
- Fazer conjunto de acordos com as caraterísticas de cada animal
- …
Na disciplina de Estudo do Meio
- Distinguir animais domésticos de animais selvagens
- Apresentar a singularidade de cada animal de estimação;
- Comparar os diferentes tipos de revestimento (penas, pelo, escamas, pele nua)
- Diferenciar os diferentes meios ambientes em que se deslocam (ar, terra, água)
Na disciplina de Expressão Plástica
- Fomentar a seleção de técnicas e materiais, ajustando-os à intenção expressiva das suas representações;
- Incentivar a utilização de vários processos de registo de ideias, de planeamento e de trabalho;
Na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
- Pesquisa no computador acerca de: animais da quinta
- Escrita em página de Word de cartões identificativos com as caraterísticas de cada animal.
Trabalho Autónomo
- Participar nas pesquisas sobre os animais em estudo
- Atuar de modo independente tendo uma atuação adequada, em diferentes situações
Cidadania
- Estimular a convivência entre pares.
- Acatar as indicações/instruções dos professores e assistentes operacionais
- Participar ativamente na vida escolar, no seu quotidiano, assumindo direitos e deveres.
A Horta – 2º ano
“Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos”.
(Provérbio chinês)
É sabido que o contacto com a Natureza revela um papel de extrema importância na vida do ser humano.
O espaço escolar é um espaço rico em possibilidades de aprendizagem e interação. Não se aprende apenas na sala de aula, mas em todos os espaços da escola. Afinal, as inter-relações aprimoram-se nos momentos de lazer, no intervalo...
Trabalhar uma horta escolar proporciona um ambiente de interação, inclusão, educação ambiental, educação alimentar, que só poderá contribuir para o enriquecimento global dos alunos.
A agricultura ou a jardinagem como atividade de lazer, ocupação dos tempos livres, ou até mesmo integrada nos currículos escolares proporciona aos alunos benefícios a nível cognitivo e socioafetivo.
A dinamização da horta da escola pretende proporcionar aos alunos o contacto com a Natureza através da realização de algumas atividades agrícolas.
O desenvolvimento deste projeto pretende dar resposta ao desconhecimento das crianças relativamente à origem dos produtos hortícolas que fazem parte da sua alimentação.
De uma forma geral, procuraremos também estimular a natural curiosidade infantil pelos fenómenos naturais, assim como sensibilizar para a degradação do meio, a consequente extinção de espécies vegetais e a destruição do meio ambiente.
Em suma, pretende-se que as crianças tenham a oportunidade de contactar diretamente com a terra, com sementes e com plantas, fazendo observações, registos e pesquisas, que facilitem a aquisição de novos conhecimentos acerca da origem, do crescimento, da constituição e da importância das plantas para todos os seres vivos.
Os objetivos específicos do projeto
- Implementar e vivenciar a Horta Escolar, de forma interdisciplinar, onde a Natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico, o Ser Humano como parte integrante e agente de transformação do ambiente em que vive;
- Implementar práticas sustentáveis na escola;
- Vivenciar situações de aprendizagem significativa e de interações que propiciem a inclusão;
- Possibilitar o contacto com a Natureza;
- Despertar o interesse dos alunos para o cultivo da horta, conhecimento do processo de germinação/plantação e crescimento das plantas;
- Dar a oportunidade aos alunos de cultivarem plantas que, posteriormente poderão ser utilizadas na cozinha;
- Consciencializar os alunos para a importância de comer alimentos saudáveis e biológicos;
- Poder ter a possibilidade de degustar um alimento semeado, cultivado e colhido pelos próprios alunos.
- Criar na escola uma área verde produtiva, pela qual todos se sintam responsáveis.
- Estimular a destreza motora dos alunos.
- Cultivar a perceção visual, tátil e olfativa usando a textura do solo, dos cheiros e da humidade.
- Estimular os alunos a construírem o seu próprio conhecimento em contexto real.
- Fazer um esboço com a localização dos canteiros.
- Elaborar cartazes, panfletos e marcadores, com o desenvolvimento do projeto.
- Montar um mural acerca dos legumes da horta.
- Experimentar diferentes culturas e sementeiras;
- Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas;
- Sensibilizar para as atividades rurais e para as questões ambientais, promovendo a adoção de atitudes de respeito e de cuidado;
- Fomentar o respeito pela vida e pela Natureza;
- Promover o respeito pelos espaços verdes e ajardinados;
- Avaliar a importância das plantas para os seres vivos;
De uma forma geral, a execução do projeto prevê a realização de algumas atividades específicas, nomeadamente:
- Realização de atividades agrícolas, de acordo com o ciclo natural (preparar da terra, semear, regar, etc.);
- Os alunos participaram nas diferentes etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: seleção das espécies a serem cultivadas, sementeira, plantação, rega, cuidados com a horta e colheita
- Elaboração de registos relativos às observações dos ciclos vegetativos das plantas;
- Estabelecimento de comparações entre os diversos ambientes e condições em que o ciclo vegetativo se processa;
- Apresentação escrita ou oral das conclusões das observações;
- Utilização dos produtos colhidos na horta para atividades diversas (culinária -compotas, saquinhos de ervas aromáticas, livros de receitas, etc.)
- Exposição dos produtos recolhidos e transformados.
Para a realização das atividades previstas, dispomos dos seguintes recursos materiais:
- ancinhos, enxadas, pás, sachos
- baldes/mangueiras/regadores
- composto orgânico biológico
- canas
- terra
- vasos
- sementes e plantas
Na disciplina de Português
- Escrever frases sobre os legumes semeados/plantados.
- Expor a forma como mais gostam de comer os legumes.
- Trazer de casa, receitas com os legumes plantados/semeados para serem lidas, analisadas e debatidas;
- Apresentar o livro: “A revolta dos vegetais”, sobre alimentação saudável;
- Construir um final para uma história iniciada pelas professoras, usando a horta e os legumes plantados.
- Registar por meio de desenho ou descrever o estádio de desenvolvimento das plantas;
- Elaborar receitas que incluam os vegetais disponíveis na horta;
- Construir um livro com as receitas criadas durante o desenvolvimento do projeto.
- …
Na disciplina de Matemática
- Comparar as dimensões dos canteiros (maior/menor, mais alto/mais baixo) e identificar figuras geométricas.
- Observar a profundidade e a distância entre as covas, comparar quantidades, tipos de folhas, caules e raízes.
- Observar, durante a colheita, o tamanho, a forma, a quantidade e os tipos de folhas, caules e raízes.
- Diferenciar nas receitas os diferentes tipos de ingredientes, pesos e medidas.
- Durante a sementeira/colheita, fazer a contagem de sementes, plantas ou frutos.
- Determinar o peso de algumas plantas ou frutos colhidos.
- Calcular o valor de venda do produto colhido
- …
Na disciplina de Estudo do Meio
- Identificar as diferentes fases de crescimento de uma planta
- Distinguir frutas e legumes
- Identificar as partes constituintes de uma planta
- Relacionar os diferentes fatores propícios ao crescimento das plantas (água, luz, solo…)
- …
Na disciplina de Expressão Plástica
- Fomentar a seleção de técnicas e materiais, ajustando-os à intenção expressiva das suas representações;
- Incentivar a utilização de vários processos de registo de ideias, de planeamento e de trabalho;
Na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
- Pesquisa no computador acerca de: legumes, animais, receitas, solo e os cuidados a ter na preparação do mesmo, clima e alimentos; cuidados a ter com os instrumentos e materiais utilizados e as regras de higiene.
- Escrita de receitas em página de Word.
- Criação de etiquetas para discriminação dos legumes
Trabalho Autónomo
- Participar nas sementeiras, plantações, regas, sachas, mondas e recolha de alimentos da horta pedagógica.
- Atuar de modo independente tendo uma atuação adequada, em diferentes situações
Cidadania
- Promover o consumo de alimentos/produtos saudáveis de forma responsável.
- Estimular a convivência entre pares.
- Acatar as indicações/instruções dos professores e assistentes operacionais
- Participar ativamente na vida escolar, no seu quotidiano, assumindo direitos e deveres.
Os produtos que vêm da horta poderão ser consumidos no refeitório escolar de forma a sensibilizar os alunos para o consumo dos legumes.
Indústria – 3º ano
De entre os principais objetivos do projeto, constam proporcionar condições para que os alunos compreendam melhor o processo de transformação das matérias-primas (animais e vegetais) provenientes da quinta.
Os objetivos específicos do projeto
- Identificação das matérias-primas provenientes da quinta e quais os produtos industrializados que delas resultam;
- Distinção entre paisagens rurais e industrializadas;
- Consciencialização para os problemas ambientais
- Identificação das principais indústrias presentes na região
Na disciplina de Português
- Ler textos com características narrativas e descritivas, associados a diferentes finalidades (informativas, lúdicas, estéticas) sobre os temas em estudo
- Construção de textos que relatem um procedimento ou uma visita de estudo;
- Exprimir opiniões e fundamentá-las.
Na disciplina de Matemática
- Analisar e interpretar informação de natureza estatística representada de diversas formas.
- Relacionar as unidades de medida com os produtos a que se destinam
- …
Na disciplina de Estudo do Meio
- Identificar as diferentes matérias-primas originárias da quinta (animal e vegetal)
- Identificar quais os produtos resultantes das matérias-primas
- Comparar uma paisagem agrícola de uma paisagem industrial
- Identificar os problemas ambientais originados pelas indústrias
- Identificar as indústrias mais frequentes em Portugal e na nossa região
- Distinguir um produto natural de um produto transformado
- …
Na disciplina de Expressão Plástica
- Fomentar a seleção de técnicas e materiais, ajustando-os à intenção expressiva das suas representações;
- Incentivar a utilização de vários processos de registo de ideias, de planeamento e de trabalho;
Na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
- Pesquisa no computador acerca de: diferentes tipos de indústria da região, problemas ambientais decorrentes da sua atividade, uso da matéria-prima (animal e vegetal)
- Escrita de notícias relativas às matérias-primas em página de Word
- Elaboração de gráficos em Excel
Trabalho autónomo
- Participar na recolha de informação sobre os temas em estudo;
- Elaborar trabalhos de pesquisa
- Atuar de modo independente tendo uma atuação adequada, em diferentes situações
Cidadania
- Promover o consumo de alimentos/produtos saudáveis de forma responsável.
- Estimular a convivência entre pares.
- Acatar as indicações/instruções dos professores e assistentes operacionais
- Participar ativamente na vida escolar, no seu quotidiano, assumindo direitos e deveres.
Comércio – 4º ano
Com o culminar do projeto, surge o comércio, a forma como os cidadãos têm acesso aos diferentes produtos (naturais e/ou transformados) originários da quinta.
Uma vez que a escola se encontra inserida numa zona onde existem diferentes tipos de comércio, pretendemos que os alunos experienciem essas diferenças, fazendo a distinção entre cada um deles.
Como objetivos gerais pretende-se que os alunos:
- Reconheçam os diferentes tipos de comércio existente na zona onde habitam e onde se situa a escola;
- Identifiquem as caraterísticas de cada um deles;
- Experienciem a compra de produtos no comércio tradicional e em grandes superfícies.
- Relacionam as diferentes formas de efetuar trocas comercias desde a antiguidade até aos dias de hoje;
- Alertar os alunos para a importância de uma educação financeira…
- …
Na disciplina de Português
- Elaborar textos (publicitário, de opinião,…) sobre um produto e /ou tipo de comércio;
- Reconto de pequenas histórias
- …
Na disciplina de Matemática
- Analisar e interpretar informação de natureza estatística representada de diversas formas.
- Relacionar e utilizar dinheiro
- Diferenciar termos como poupar, investir;
- …
Na disciplina de Estudo do Meio
- Identificar os diferentes tipos de comércio
- Identificar qual a forma primordial de comércio para cada produto obtido
- Comparar os diferentes tipos de comércio, relativamente à quantidade e diversidade de produtos;
- …
Na disciplina de Expressão Plástica
- Fomentar a seleção de técnicas e materiais, ajustando-os à intenção expressiva das suas representações;
- Incentivar a utilização de vários processos de registo de ideias, de planeamento e de trabalho;
Na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
- Pesquisa no computador acerca de: diferentes tipos de comércio da região,
- Escrita em página de Word de notícias relativas às zonas comerciais
- Elaboração de gráficos em Excel
Trabalho autónomo
- Participar na compra de produtos em mercados, comércio tradicional e grandes superfícies
- Atuar de modo independente tendo uma atuação adequada, em diferentes situações
Cidadania
- Promover o consumo de alimentos/produtos de forma responsável.
- Estimular a convivência entre pares.
- Acatar as indicações/instruções dos professores e assistentes operacionais
- Participar ativamente na vida escolar, no seu quotidiano, assumindo direitos e deveres.