Projeto Educativo

Projeto Educativo

A viagem dos nossos alimentos. Da horta ao nosso prato.

De 2023 a 2025

Introdução

De forma a sensibilizar e consciencializar os alunos para o mote “a vida depende do ambiente e o ambiente depende de cada um de nós”, pretendemos desenvolver no ano letivo 2023/2025 um projeto que evidencie a importância e o contributo que a vida e o trabalho na quinta têm na nossa vida quotidiana, enfatizando a relevância dos animais da quinta e dos produtos hortícolas. Daí advém a necessidade de explicitar os processos industriais a que esses produtos estão sujeitos e as relações comerciais estabelecidas, até que os produtos se encontrem ao nosso dispor, elucidando as diferentes utilidades da matéria-prima no nosso dia a dia.

Para além disso, pretende-se fomentar o espírito crítico das crianças, para que demonstrem atitudes de respeito pela vida e pela Natureza, assim como motivá-las para a participação em diferentes formas de promoção do ambiente.

A abordagem prática permitirá que as crianças aprendam pela interação com o meio (através da manipulação, da observação, da descoberta), proporcionando uma aprendizagem mais significativa.

Por outro lado, esta interação com o meio aponta para a introdução de aspetos relativos a diferentes domínios do conhecimento humano, enriquecendo o currículo dos alunos, através da interdisciplinaridade.

Desta forma, o projeto surge organizado em 4 etapas, cada uma delas da responsabilidade de um ano de escolaridade:

  • Animais da quinta – 1º ano
  • Horta – 2º ano
  • Espaços industriais – 3º ano
  • Comércio - 4º ano

 

Objetivos Gerais do projeto

  • Experimentar outras formas de ensino e de aprendizagem;
  • Desenvolver a capacidade de observar;
  • Promover atitudes de participação e cooperação em atividades de grupo;
  • Desenvolver a expressão e a comunicação;
  • Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
  • Desenvolver a imaginação;
  • Incentivar a responsabilidade e a preocupação com a natureza e os problemas sociais;
  • Desenvolver o tema através de histórias infantis, desenvolvendo a linguagem e o gosto pelas histórias infantis;
  • Desenvolver o tema através da expressão plástica;
  • Aguçar a curiosidade, o sentido de responsabilidade e a socialização através de visitas de estudo.
  • Enriquecer o vocabulário;
  • Desenvolver capacidades de atenção, observação, análise e registo;
  • Estimular o trabalho em grupo e as atitudes de cooperação;
  • Participar em atividades interpessoais e de grupo, respeitando normas, regras e critérios de atuação, de convivência e de trabalho em vários contextos;
  • Manifestar sentido de responsabilidade, de flexibilidade e de respeito pelo seu trabalho e pelo dos outros;
  • Criar um ambiente capaz de envolver toda a comunidade escolar.

 

Para a concretização do Projeto, contamos com o apoio de

  • Encarregados de Educação (familiares) – que possam mostrar as suas quintas ou hortas comunitárias; virem à escola preparar algo para os alunos da turma comerem com produtos da horta
  • Junta de freguesia Carcavelos e Parede - apoio a projetos de escola...
  • Câmara Municipal – candidatura ao projeto de hortas nas escolas, visitar outras hortas comunitárias...

 

De forma a complementar o projeto, poderão ser realizadas visitas de estudo a

  • Mercado de Carcavelos
  • Estação Agronómica (vinhas, horta, animais...)
  • Faculdade de Agronomia (Ajuda)
  • Quinta Pedagógica – Olivais
  • Quinta Pedagógica – Jardim Zoológico
  • Quinta do Pisão – Sintra
  • Quintinha Pedagógica de Monserrate
  • Apicultor
  • Comércio tradicional
  • Comércio em grandes superfícies
  • Kidzania
  • Museu do Dinheiro
  • Fábrica do Arroz em Coruche
  • Fábrica Sumol + Compal em Almeirim

 

Os animais da quinta – 1º ano

Com este projeto pretende-se elaborar e estabelecer conceitos básicos da preservação da natureza, assim como uma consciência ecológica de respeito pela natureza e pelos animais. Desenvolveremos atividades onde a criança realizará, em contexto de sala e fora, experiências próprias, possibilitando-lhe ampliar o seu conhecimento e mostrar a importância e os benefícios que os animais possuem nas nossas vidas. Deste modo, ser-lhe-á facultada uma diversidade de atividades para que ela estabeleça algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se encontram, valorizando a sua importância no seu quotidiano e para a qualidade de vida humana. Estas atividades contribuirão para um melhor conhecimento sobre a biodiversidade animal. Assim, pretendemos trabalhar o projeto com algumas unidades temáticas, como: as classes dos animais, as suas características e as matérias-primas que nos fornecem. A nossa intenção será a de despertar na criança o gosto pela descoberta dando a possibilidade a cada um de alargar o seu conhecimento e interesse sobre o mundo animal e as suas características.

Muitas são as aprendizagens que poderão decorrer deste tema, que traz consigo os seguintes objetivos:

  • Reconhecer e identificar os animais;
  • Reconhecer os sons, a alimentação, o habitat e as características de cada um;
  • Conhecer o meio animal e as suas características como ser vivo;
  • Compreender a relação entre os animais e o seu meio ecológico;
  • Desenvolver a capacidade de identificar e produzir sons de animais em função das suas características.
  • Identificar e valorizar a sua utilidade para o homem (alimentação, vestuário, proteção, trabalho);
  • Identificar as etapas do ciclo vital dos animais;
  • Estabelecer algumas relações entre as características do meio físico e os animais que nele vivem.

As salas de 1º ano terão cada uma a sua mascote (animal da quinta), que a cada fim de semana irá para casa de um aluno e no qual resultará um registo no diário que acompanha o animal.

Na disciplina de Português

  • Escrever palavras e frases sobre os animais da Quinta.
  • Fazer divisão silábica com os animais da Quinta
  • Representar uma peça de teatro sobre animais:
  • Construir um final para uma história iniciada pelas professoras, cujas personagens sejam animais da quinta

Na disciplina de Matemática

  • Fazer contagens
  • Comparar conjuntos
  • Comparar o tamanho, peso e nº de patas dos animais da quinta
  • Fazer conjunto de acordos com as caraterísticas de cada animal

Na disciplina de Estudo do Meio

  • Distinguir animais domésticos de animais selvagens
  • Apresentar a singularidade de cada animal de estimação;
  • Comparar os diferentes tipos de revestimento (penas, pelo, escamas, pele nua)
  • Diferenciar os diferentes meios ambientes em que se deslocam (ar, terra, água)

Na disciplina de Expressão Plástica

  • Fomentar a seleção de técnicas e materiais, ajustando-os à intenção expressiva das suas representações;
  • Incentivar a utilização de vários processos de registo de ideias, de planeamento e de trabalho;

Na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

  • Pesquisa no computador acerca de: animais da quinta
  • Escrita em página de Word de cartões identificativos com as caraterísticas de cada animal.

Trabalho Autónomo

  • Participar nas pesquisas sobre os animais em estudo
  • Atuar de modo independente tendo uma atuação adequada, em diferentes situações

Cidadania

  • Estimular a convivência entre pares.
  • Acatar as indicações/instruções dos professores e assistentes operacionais
  • Participar ativamente na vida escolar, no seu quotidiano, assumindo direitos e deveres.

 

A Horta – 2º ano

“Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos”.

(Provérbio chinês)

 

É sabido que o contacto com a Natureza revela um papel de extrema importância na vida do ser humano.

O espaço escolar é um espaço rico em possibilidades de aprendizagem e interação. Não se aprende apenas na sala de aula, mas em todos os espaços da escola. Afinal, as inter-relações aprimoram-se nos momentos de lazer, no intervalo...

Trabalhar uma horta escolar proporciona um ambiente de interação, inclusão, educação ambiental, educação alimentar, que só poderá contribuir para o enriquecimento global dos alunos.

A agricultura ou a jardinagem como atividade de lazer, ocupação dos tempos livres, ou até mesmo integrada nos currículos escolares proporciona aos alunos benefícios a nível cognitivo e socioafetivo.

A dinamização da horta da escola pretende proporcionar aos alunos o contacto com a Natureza através da realização de algumas atividades agrícolas.

O desenvolvimento deste projeto pretende dar resposta ao desconhecimento das crianças relativamente à origem dos produtos hortícolas que fazem parte da sua alimentação.

De uma forma geral, procuraremos também estimular a natural curiosidade infantil pelos fenómenos naturais, assim como sensibilizar para a degradação do meio, a consequente extinção de espécies vegetais e a destruição do meio ambiente.

Em suma, pretende-se que as crianças tenham a oportunidade de contactar diretamente com a terra, com sementes e com plantas, fazendo observações, registos e pesquisas, que facilitem a aquisição de novos conhecimentos acerca da origem, do crescimento, da constituição e da importância das plantas para todos os seres vivos.

Os objetivos específicos do projeto

  • Implementar e vivenciar a Horta Escolar, de forma interdisciplinar, onde a Natureza possa ser compreendida como um todo dinâmico, o Ser Humano como parte integrante e agente de transformação do ambiente em que vive;
  • Implementar práticas sustentáveis na escola;
  • Vivenciar situações de aprendizagem significativa e de interações que propiciem a inclusão;
  • Possibilitar o contacto com a Natureza;
  • Despertar o interesse dos alunos para o cultivo da horta, conhecimento do processo de germinação/plantação e crescimento das plantas;
  • Dar a oportunidade aos alunos de cultivarem plantas que, posteriormente poderão ser utilizadas na cozinha;
  • Consciencializar os alunos para a importância de comer alimentos saudáveis e biológicos;
  • Poder ter a possibilidade de degustar um alimento semeado, cultivado e colhido pelos próprios alunos.
  • Criar na escola uma área verde produtiva, pela qual todos se sintam responsáveis.
  • Estimular a destreza motora dos alunos.
  • Cultivar a perceção visual, tátil e olfativa usando a textura do solo, dos cheiros e da humidade.
  • Estimular os alunos a construírem o seu próprio conhecimento em contexto real.
  • Fazer um esboço com a localização dos canteiros.
  • Elaborar cartazes, panfletos e marcadores, com o desenvolvimento do projeto.
  • Montar um mural acerca dos legumes da horta.
  • Experimentar diferentes culturas e sementeiras;
  • Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas;
  • Sensibilizar para as atividades rurais e para as questões ambientais, promovendo a adoção de atitudes de respeito e de cuidado;
  • Fomentar o respeito pela vida e pela Natureza;
  • Promover o respeito pelos espaços verdes e ajardinados;
  • Avaliar a importância das plantas para os seres vivos;

De uma forma geral, a execução do projeto prevê a realização de algumas atividades específicas, nomeadamente:

  • Realização de atividades agrícolas, de acordo com o ciclo natural (preparar da terra, semear, regar, etc.);
  • Os alunos participaram nas diferentes etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: seleção das espécies a serem cultivadas, sementeira, plantação, rega, cuidados com a horta e colheita
  • Elaboração de registos relativos às observações dos ciclos vegetativos das plantas;
  • Estabelecimento de comparações entre os diversos ambientes e condições em que o ciclo vegetativo se processa;
  • Apresentação escrita ou oral das conclusões das observações;
  • Utilização dos produtos colhidos na horta para atividades diversas (culinária -compotas, saquinhos de ervas aromáticas, livros de receitas, etc.)
  • Exposição dos produtos recolhidos e transformados.

Para a realização das atividades previstas, dispomos dos seguintes recursos materiais:

  • ancinhos, enxadas, pás, sachos
  • baldes/mangueiras/regadores
  • composto orgânico biológico
  • canas
  • terra
  • vasos
  • sementes e plantas

Na disciplina de Português

  • Escrever frases sobre os legumes semeados/plantados.
  • Expor a forma como mais gostam de comer os legumes.
  • Trazer de casa, receitas com os legumes plantados/semeados para serem lidas, analisadas e debatidas;
  • Apresentar o livro: “A revolta dos vegetais”, sobre alimentação saudável;
  • Construir um final para uma história iniciada pelas professoras, usando a horta e os legumes plantados.
  • Registar por meio de desenho ou descrever o estádio de desenvolvimento das plantas;
  • Elaborar receitas que incluam os vegetais disponíveis na horta;
  • Construir um livro com as receitas criadas durante o desenvolvimento do projeto.

Na disciplina de Matemática

  • Comparar as dimensões dos canteiros (maior/menor, mais alto/mais baixo) e identificar figuras geométricas.
  • Observar a profundidade e a distância entre as covas, comparar quantidades, tipos de folhas, caules e raízes.
  • Observar, durante a colheita, o tamanho, a forma, a quantidade e os tipos de folhas, caules e raízes.
  • Diferenciar nas receitas os diferentes tipos de ingredientes, pesos e medidas.
  • Durante a sementeira/colheita, fazer a contagem de sementes, plantas ou frutos.
  • Determinar o peso de algumas plantas ou frutos colhidos.
  • Calcular o valor de venda do produto colhido

Na disciplina de Estudo do Meio

  • Identificar as diferentes fases de crescimento de uma planta
  • Distinguir frutas e legumes
  • Identificar as partes constituintes de uma planta
  • Relacionar os diferentes fatores propícios ao crescimento das plantas (água, luz, solo…)

Na disciplina de Expressão Plástica

  • Fomentar a seleção de técnicas e materiais, ajustando-os à intenção expressiva das suas representações;
  • Incentivar a utilização de vários processos de registo de ideias, de planeamento e de trabalho;

Na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

  • Pesquisa no computador acerca de: legumes, animais, receitas, solo e os cuidados a ter na preparação do mesmo, clima e alimentos; cuidados a ter com os instrumentos e materiais utilizados e as regras de higiene.
  • Escrita de receitas em página de Word.
  • Criação de etiquetas para discriminação dos legumes

Trabalho Autónomo

  • Participar nas sementeiras, plantações, regas, sachas, mondas e recolha de alimentos da horta pedagógica.
  • Atuar de modo independente tendo uma atuação adequada, em diferentes situações

Cidadania

  • Promover o consumo de alimentos/produtos saudáveis de forma responsável.
  • Estimular a convivência entre pares.
  • Acatar as indicações/instruções dos professores e assistentes operacionais
  • Participar ativamente na vida escolar, no seu quotidiano, assumindo direitos e deveres.

Os produtos que vêm da horta poderão ser consumidos no refeitório escolar de forma a sensibilizar os alunos para o consumo dos legumes.

 

Indústria – 3º ano

De entre os principais objetivos do projeto, constam proporcionar condições para que os alunos compreendam melhor o processo de transformação das matérias-primas (animais e vegetais) provenientes da quinta.

Os objetivos específicos do projeto

  • Identificação das matérias-primas provenientes da quinta e quais os produtos industrializados que delas resultam;
  • Distinção entre paisagens rurais e industrializadas;
  • Consciencialização para os problemas ambientais
  • Identificação das principais indústrias presentes na região

Na disciplina de Português

  • Ler textos com características narrativas e descritivas, associados a diferentes finalidades (informativas, lúdicas, estéticas) sobre os temas em estudo
  • Construção de textos que relatem um procedimento ou uma visita de estudo;
  • Exprimir opiniões e fundamentá-las.

Na disciplina de Matemática

  • Analisar e interpretar informação de natureza estatística representada de diversas formas.
  • Relacionar as unidades de medida com os produtos a que se destinam

Na disciplina de Estudo do Meio

  • Identificar as diferentes matérias-primas originárias da quinta (animal e vegetal)
  • Identificar quais os produtos resultantes das matérias-primas
  • Comparar uma paisagem agrícola de uma paisagem industrial
  • Identificar os problemas ambientais originados pelas indústrias
  • Identificar as indústrias mais frequentes em Portugal e na nossa região
  • Distinguir um produto natural de um produto transformado

Na disciplina de Expressão Plástica

  • Fomentar a seleção de técnicas e materiais, ajustando-os à intenção expressiva das suas representações;
  • Incentivar a utilização de vários processos de registo de ideias, de planeamento e de trabalho;

Na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

  • Pesquisa no computador acerca de: diferentes tipos de indústria da região, problemas ambientais decorrentes da sua atividade, uso da matéria-prima (animal e vegetal)
  • Escrita de notícias relativas às matérias-primas em página de Word
  • Elaboração de gráficos em Excel

Trabalho autónomo

  • Participar na recolha de informação sobre os temas em estudo;
  • Elaborar trabalhos de pesquisa
  • Atuar de modo independente tendo uma atuação adequada, em diferentes situações

Cidadania

  • Promover o consumo de alimentos/produtos saudáveis de forma responsável.
  • Estimular a convivência entre pares.
  • Acatar as indicações/instruções dos professores e assistentes operacionais
  • Participar ativamente na vida escolar, no seu quotidiano, assumindo direitos e deveres.

 

Comércio – 4º ano

Com o culminar do projeto, surge o comércio, a forma como os cidadãos têm acesso aos diferentes produtos (naturais e/ou transformados) originários da quinta.

Uma vez que a escola se encontra inserida numa zona onde existem diferentes tipos de comércio, pretendemos que os alunos experienciem essas diferenças, fazendo a distinção entre cada um deles.

Como objetivos gerais pretende-se que os alunos:

  • Reconheçam os diferentes tipos de comércio existente na zona onde habitam e onde se situa a escola;
  • Identifiquem as caraterísticas de cada um deles;
  • Experienciem a compra de produtos no comércio tradicional e em grandes superfícies.
  • Relacionam as diferentes formas de efetuar trocas comercias desde a antiguidade até aos dias de hoje;
  • Alertar os alunos para a importância de uma educação financeira…

Na disciplina de Português

  • Elaborar textos (publicitário, de opinião,…) sobre um produto e /ou tipo de comércio;
  • Reconto de pequenas histórias

Na disciplina de Matemática

  • Analisar e interpretar informação de natureza estatística representada de diversas formas.
  • Relacionar e utilizar dinheiro
  • Diferenciar termos como poupar, investir;

Na disciplina de Estudo do Meio

  • Identificar os diferentes tipos de comércio
  • Identificar qual a forma primordial de comércio para cada produto obtido
  • Comparar os diferentes tipos de comércio, relativamente à quantidade e diversidade de produtos;

Na disciplina de Expressão Plástica

  • Fomentar a seleção de técnicas e materiais, ajustando-os à intenção expressiva das suas representações;
  • Incentivar a utilização de vários processos de registo de ideias, de planeamento e de trabalho;

Na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

  • Pesquisa no computador acerca de: diferentes tipos de comércio da região,
  • Escrita em página de Word de notícias relativas às zonas comerciais
  • Elaboração de gráficos em Excel

Trabalho autónomo

  • Participar na compra de produtos em mercados, comércio tradicional e grandes superfícies
  • Atuar de modo independente tendo uma atuação adequada, em diferentes situações

Cidadania

  • Promover o consumo de alimentos/produtos de forma responsável.
  • Estimular a convivência entre pares.
  • Acatar as indicações/instruções dos professores e assistentes operacionais
  • Participar ativamente na vida escolar, no seu quotidiano, assumindo direitos e deveres.