História

A Escola Nova Apostólica pertence à Neuapostolische Kirche Dês Landes Nordrhein – Westfarlen. Foi inaugurada a 28 de Setembro de 1984, na freguesia alargada de Carcavelos e da Parede, na Quinta S. Miguel das Encostas, com uma missão educativa ancorada nos valores cristãos, na vontade de proteger o coração da criança e na meta de desenvolver plenamente a pessoa humana e as suas competências.

Os membros fundadores da escola identificam a escola, a cultura, a religião e a família como as entidades mediadoras entre a criança e a humanidade.

Tendo isso em mente, o projeto educativo da escola foi concebido com o intuito de promover o interesse dos alunos pela cultura, de desenvolver a capacidade de interpretação e de análise, de oferecer a hipótese de formação religiosa e de formar não apenas academicamente, mas, também, eticamente.  A escola compreendeu sempre, também, a necessidade de promover a cooperação entre os educadores e a família, através do diálogo regular com os professores e com a direção, através da notificação semanal, por correio eletrónico, das atividades previstas e através da fixação de um horário de atendimento aos pais, por parte de todos os professores.

Desta forma, a Escola Nova Apostólica elaborou um programa de ensino no qual as disciplinas de enriquecimento curricular são obrigatórias e têm início no primeiro ano do primeiro ciclo, à exceção da disciplina de Inglês e de Educação Musical, que têm um início anterior, nas turmas pré-escolares. Como parte do currículo obrigatório do primeiro ciclo, na Escola Nova Apostólica, os alunos terão, além das disciplinas normativas, a saber, as disciplinas de Português, de Matemática e de Mundo Atual, as disciplinas de Filosofia, de Expressões Artísticas, de Informática, de Inglês, de Expressões Físico-Motoras e de Educação Musical. Estas disciplinas de enriquecimento curricular têm um peso determinante no currículo e são agentes primordiais da interdisciplinariedade, da ideia de rigor e da ligação dos valores e dos temas programáticos à vida. Os alunos do colégio têm, como parte de um currículo opcional de atividades extra-curriculares, as disciplinas de Religião e Moral, de Teatro, de Conservatório de Música, de Ballet, de Coro, de Karaté, de Ténis, de Robótica,  de Inventors e de Futebol.

Este programa de ensino, com a incorporação das disciplinas de enriquecimento curricular, compreende a necessidade de desenvolver a autoestima dos alunos, o seu empenho escolar, a sua criatividade, o seu interesse pela arte e, sobretudo, as competências fundamentais da pessoa humana, a saber, a sua capacidade de expressão, de análise, de interpretação, de conceptualização, de problematização e os seus processos metacognitivos, uma vez que, de acordo com a tradição da filosofia alemã, o homem educado é aquele que se encontra capaz de refletir criticamente, até, sobre a sua própria educação.

A tradição da escola é a de elaborar, todos os anos, atividades de preocupação social e de caridade. Em 2018, por exemplo, foi noticiado, no telejornal da RTP 1 e na Antena 1, que as crianças da Escola Nova Apostólica compraram presentes da Páscoa para oferecer aos meninos de Midões, uma das áreas afetadas pelos incêndios do verão, e que se deslocaram ao concelho de Tábua, numa visita de estudo, para oferecer os presentes pessoalmente às crianças da região, para participar em atividades desportivas e sociais com elas, e para plantar árvores, assinalando, também, o Dia Mundial da Árvore, de modo a contribuir para a reflorestação.