Plano Anual de Atividades

Ano Letivo 2021/2022

EnsinArte

Justificação

O conceito de Educação pela Arte só foi desenvolvido e seriamente considerado no contexto da Educação na segunda metade do século XX, por Herbert Read, numa obra sua intitulada «Education throught art», onde retomando a perspetiva de Platão e baseando-se em grandes pedagogos, como Rousseau, Froebel, Montessori, e em psicólogos com conhecimento do desenvolvimento e comportamento da criança, defende que a arte deverá ser a base de toda a Educação.

A Arte na infância ganha importância e sofre um impulso a nível mundial para tal contribuindo a fundação do movimento internacional de educação pela arte ao abrigo da UNESCO em 1954 (Steers, 2006). Vale a pena transcrever as palavras de Irene Wojnar (citada por Sousa, 2003), que no seu livro “Esthétique et Pédagogie”, define este conceito, afirmando que: Distingue-se atualmente a ideia de Educação pela Arte aquela que implica, como consequência do contacto do homem com o meio, o seu efeito sobre o conjunto de personalidade, e a ideia de uma educação estética.

Numa sociedade em que desde muito cedo, a escola representa um lugar importantíssimo na vida das crianças, acreditamos que todas as vivências e aprendizagens serão marcantes no seu percurso. Se a prática artística se realizar, oferece-se à criança a oportunidade de adquirir as aptidões, habilidades e sensibilidade artística necessárias para dominar no futuro este tipo de expressão como afirma Gordon: Considerando duas crianças nascidas com idênticas capacidades e motivação, aquela que for orientada para a aquisição duma base de aprendizagem em idade mais tardia nunca aprenderá tanto quanto a outra, que recebe uma formação similar em tenra idade (Gordon, 2000:305). A criança não deve limitar-se a contemplar a arte, mas sim a participar nela, visto a área das Expressões permanecer no centro do currículo. Conscientes do papel dos professores na formação das crianças, consideramos importante que o professor promova as expressões artísticas na escola em articulação com outras matérias promovendo a transversalidade dos saberes. A educação artística é capaz de enriquecer o ser humano em todas as dimensões, proporcionando-lhe a aquisição de competências que lhe permitem apreciar e vivenciar a arte na sua globalidade, tornando-o mais crítico e criativo, sendo uma prioridade na educação e na formação do cidadão.

Na Conferência Mundial de Educação Artística, organizada pela UNESCO, afirmava-se como uma das conclusões, que a educação, cada vez mais, deve ter uma componente artística, para um favorável desenvolvimento das crianças. A educação artística na escola deverá ser feita numa grande proximidade entre o professor e aluno, para o desenvolvimento de uma dimensão criativa na relação do indivíduo com o mundo. Nesta perspetiva, o papel da escola deverá ser o de fomentar a descoberta dos modos de expressão e cultivar a necessidade da experiência A vivência artística influência o modo como se aprende, como se comunica e como se interpretam os significados do quotidiano. A arte, pela sua abrangência pedagógica, é um meio privilegiado para o desenvolvimento global do aluno e como refere Bamford (2007), os programas de educação artística de qualidade têm um impacto na

A Lei de Bases do Sistema Educativo define entre outros objetivos:

  • Desenvolver as capacidades de expressão e comunicação, a criatividade e sensibilidade estética
  • Impulsionar a educação artística, sensibilizar para as distintas formas de expressão estética, sendo desta forma, importante a educação artística constituir-se como uma área curricular a privilegiar no desenvolvimento da expressão pessoal e cultural da criança nestes ciclos de ensino
  • Promovendo as expressões artísticas no processo educativo.

Em linhas gerais, poderemos dizer que Educação pela Arte é o promover da Arte em diferentes contextos e ambientes educativos, seja formais ou informais, assim como ter um papel contributivo na sociedade, tornando-a criativa e consciente da sua identidade cultural.

De acordo com Gonçalves (1976), a criança tem uma inata necessidade de se exprimir, transmitindo aos que a rodeiam o que pensa, sente e imagina. É por isso mesmo criadora duma expressão viva, pois, representa o mundo conforme o sente, ao contrário do adulto que já está formatado pelos padrões da sociedade.

Objetivo Geral

  • Determinar a importância da educação artística na escola;
  • Demonstrar a relevância das expressões artísticas na formação integral do aluno;
  • Abordar as expressões artísticas no contexto educacional.

Objetivos específicos

  • Dar a conhecer o artista plástico de forma lúdica
  • Levar as crianças a observar pinturas do artista. Desenvolver respostas criativas perante o desafio proposto. Estimular a capacidade de improvisação. Construir pontos de ligação entre artista e crianças
  • Levar as crianças a observar pinturas do artista, notando sobretudo as linha Desenvolver a imaginação e a criatividade perante o desafio proposto. Provocar a livre associação de imagens construir pontos de ligação entre artista, o movimento surrealista e criança
  • Levar as crianças a observar pinturas do artista e os materiais sobre os quais faz a sua intervenção. Desenvolver a expressão pessoal, a imaginação e a sensibilidade. Encorajar o espírito de liberdade Pintar sobre tela, expressando-se livremente Tela Tintas
  • Levar as crianças a observar trabalhos neste campo do artista.
  • Explorar diferentes materiais e técn Incentivar o reaproveitamento de materiais que são considerados lixo. Desenvolver respostas criativas perante o desafio proposto.
  • Levar as crianças a observar peças cerâmicas de artista Levar as crianças a criar as suas próprias formas, através da modelagem e manipulação de materiais para o efeito, a partir da leitura feita das imagens.
  • Levar as crianças a imaginar, a expressarem-se e a criarem as suas próprias figuras.
  • Dar a conhecer aos pais e comunidade envolvente as atividades realizadas pelas crianças no âmbito deste projeto, proporcionando uma visão mais ampla, sem preconceitos, da Arte.